Programa de pós-graduação em Turismo da EACH recebe doação de quase 300 livros

Postado em 20 de agosto de 2018

A professora Adyr Balastreri Rodrigues, uma das mais eminentes geógrafas e pesquisadoras de turismo do Brasil, fez a doação de seu acervo de 297 livros e 27 teses e dissertações para o programa de pós-graduação em Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Os exemplares foram catalogados pela equipe da biblioteca da unidade e estão à disposição da comunidade acadêmica.

A professora Adyr Apparecida Balastreri Rodrigues é graduada em Geografia (1969), obteve grau de mestre (1973) e de doutorado em Geografia Humana (1985) pelo Departamento de Geografia (DG-USP) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Foi pesquisadora na área de Geografia do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo, de 1970 a 1976. Neste período (1974) foi estagiária junto ao Centre d´Études de Géographie Tropicale, em Talence, Bordeaux, França, onde participou de um evento acadêmico dedicado à Geografia da Recreação e do Turismo, que começava a frutificar na Europa e que logo foi reconhecida como especialidade no seio da UGI (União Geográfica Internacional).Em 1976 ingressou como docente no DG- USP, atuando nos cursos de graduação e pós-graduação, até 2016.

Sua tese de doutorado intitulada Águas de São Pedro – estância paulista. Uma contribuição à Geografia da Recreação, apresentada em 1985, junto ao DG-USP, colocou em evidência a importância da abordagem geográfica do turismo, atividade econômica e prática social que se desenvolvia no Brasil a passos largos, notavelmente na fachada litorânea, produzindo novos espaços e/ou reinventando espaços anteriormente produzidos por outras atividades econômicas.

Na esteira desses acontecimentos, introduziu, em 1987, uma nova disciplina junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana no DG-USP, intitulada O turismo como fenômeno econômico, político, social e cultural e suas repercussões espaciais. Em 1989 criou a disciplina Geografia do Turismo na grade curricular da licenciatura em Geografia da mesma instituição. Estas iniciativas foram norteadoras para a introdução destas disciplinas em inúmeros cursos de Geografia no Brasil e na América Latina, onde a pesquisadora marcou presença constante nos Encontros de Geógrafos da América Latina, com a apresentação de comunicações, participação em mesas redondas, e coordenação de grupos de trabalho.

A professora colaborou com capítulos em diversas coletâneas nacionais e internacionais, publicou artigos em inúmeros periódicos indexados , prefaciou vários livros, entre eles o livro Turismo-planejamento estratégico e capacidade de gestão, organizado por Mario Beni e lançado em 2014, pela editora Manole.

*Com informações da coordenação da Pós-Graduação em Turismo da EACH